O QUE SÃO OS SONHOS – Parte 2

Assim, a distorção da alucinação onírica, promovida pelo trabalho do sonho, substitui a angústia que está vinculada inerentemente aos estímulos psíquicos oriundos do Id Reprimido, por ocasião da demolição do Complexo de Édipo, por volta dos 5 anos de idade do individuo. Uma prova deste fato é o surgimento de PESADELOS (“sonhos de angústia”), quando os mecanismos de distorção, intrínsecos à produção do processo alucinatório (“TRABALHO DO SONHO”), falham em sua missão distorcedora (de promover o  disfarce do CONTEÚDO LATENTE DO SONHO.

            Todos os sonhos são egoístas, isto é, puras expressões dos processos psicossomáticos que regem o interior do Aparelho Psíquico e que visam eliminar os estímulos (psíquicos) que sempre tendem a perturbar o sono de todos nós, estímulos psíquicos, estes, provenientes do Id Reprimido que é criado por ocasião da demolição do Complexo de Édipo, na infância.

Portanto, a criação do Superego, na infância, concide com a transformação do padrão dos “sonhos do tipo infantil”, predominantemente, em “sonhos distorcidos do tipo adulto”, predominantemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *